quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Como plantar batata doce

batatas doces do ano passado

Já que estamos em época de plantio, vou-vos falar de como plantar batatas doces....
A batata doce é rica em vitaminas essenciais como a vitamina C, e também um hidrato de carbono complexo de combustão lenta, e perguntam-me vocês o que é isso, quer dizer que enquanto a batata normal,
depois de consumida é rapidamente absorvida pelo organismo,  é como o açúcar, eleva o índice glicémico no sangue, o teu fígado produz logo insulina, para contrariar, e na verdade acaba por te dar mais fome,
A doce  sacia mais, porque o corpo demora  a absorve-la...e gasta mais energia a decompor.

Como plantar:
Podes pôr uma batata doce velha num recipiente com meio de agua, ou num vaso com terra leve, o ideal é aquele composto que se compra para os vasos, a batata vai criando uma ramagem , que cresce a olhos vistos, essa ramagem é cortada em ramas, de mais ou menos vinte centímetros e colocada na terra, com intervalos de vinte, a trinta centímetros...
Costuma haver nos mercados de agricultores locais, as sementeiras de vários legumes, eu já me habituei a dar uma espreitadela de vez em quando, e foi assim que resolvi plantar da primeira vez, comprei um cento de ramos a 3-4 euros, já não me recordo bem, o valor exacto.
depois da terra preparada (lavrada) basta pores as ramas com cerca de cinco centímetros dentro de terra, e acaba por criar raízes e crescer saudável, eu fiquei tão espantada, porque mesmo o senhor me tendo dito como funcionava, eu achava que a maior parte nem ia criar raízes, mas como me enganei tudo cresceu forte e saudável
aqui tinha plantado as batatas doces á cerca de vinte, trinta dias,
 e olhem como já estavam viçosas e lindas

.Foi o que me deu mais gosto, das plantações do ano passado, nunca teve problema algum, as couves apanharam bicho, as meloas uma doença nas folhas, mas as batatas doces são bem resistentes e dão muito quantidade.

visão de como ficam na terra
Precisam de ser regadas três a cinco vezes por semana, e conforme as ramas vão crescendo é preciso ir amontoando-as, para não se pegarem outra vez ao chão e perderem força...
as quatro primeiras batatas doces


Como introduzir na alimentação da família:
nem toda a gente consegue gostar de batata doce, e na maior parte das vezes gostam dela assada, mas sempre da mesma maneira enjoa, eu utilizo um truque, misturo as duas variedades, em tudo o que cozinho cá em casa, e aos poucos foi entranhado no gosto do pessoal cá da casa...





 Aqui têm um video da minha horta no ano passado, 2014, e como custa a apanhar batata doce, dá uma espreitadela, e não ligues á qualidade do video, que foi feito com muito amor e algumas tropelias hehehheeheheheh



espero que tenham gostado
beijinhos e brilhem muito!

Bárbara da fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...