sábado, 14 de janeiro de 2017

Como mudar a alimentação sem stresses

Antes de mais ,sinto que é minha obrigação contar-vos um pouco da minha historia alimentar, para perceberem que até a pessoa com os piores hábitos alimentares , pode mudar e conseguir a médio, longo prazo, resultados coesos e uma vida mais saudável.

Na minha família não havia essa coisa de comer saudável,
era tudo muito gorduroso, a más horas e muitos, muitos docinhos...Não estou aqui a acusar os meus pais de nada, pois também eles trouxeram os hábitos de casa e não sabiam fazer melhor, na mente deles estávamos alimentadas e isso é que interessava...

Era uma criança magrinha e muito activa, mas na entrada da adolescência comecei a engordar, mesmo andando no atletismo de competição, e confesso que até as provas pioraram, e é nessa altura que somos mais sensíveis com o nosso físico, eu sentia-me infelicíssima...

Por volta dos dezasseis, começaram os problemas a sério, comecei nas dietas malucas, engordava, emagrecia, e no fundo só a minha saúde sofria. Fiz de tudo, desde a das maças, a da banana e do leite, toda a parvoíce, de que ouvia falar, toca de experimentar!!!
O resultado como é óbvio foi vários distúrbios alimentares, pois essas dietas causam dependências em alimentos proibidos e enjoo dos saudáveis...Mas a dona Bárbara que não é menina de meios termos , como é óbvio caiu numa espiral, de erros e mais erros, tive uma leve anorexia, durou quase um ano, e não foi diagnosticada, mas eu sei que sofri dela, quase não comia, estava magríssima, mas disfarçava muito bem. Como custava muito esconder que não comia, comecei com a bulimia, comia com a família e a seguir ia logo vomitar, e essa lapa, acompanhou-me quase 20 anos , até depois de ter tido a minha filha e com idade para ter juizinho, de vez em quando lá levava os dedos á goela, passava o dia mais ou menos bem, depois atacava-me a compulsão alimentar, o efeito secundário de todos os erros que cometi.

Se há coisa do qual ainda não estou curada é da maldita compulsão, por exemplo, nas maiores tristezas a necessidade de me entupir de comida até á goela, é tão grande que não há maneira de controlar, agora já consigo controlar a necessidade de vomitar logo a seguir, mas de comer ainda não, vai sendo mais raro, e um dia hei-de me curar!


O que mudei com a reeducação alimentar:

-sabem aquele dica , que não há gordo nenhum que tome o pequeno almoço, pois... tem sido uma grande luta ter fome ao acordar, o meu truque( atenção não sou nutricionista) é muito simples,
 comer bem nas primeiras horas do dia, e ai ter um gostinho de vez em quando , aquele pão caseiro delicioso, os amendoins marafados a minha grande perdição, e ir diminuindo as quantidades e as calorias ao longo do dia, por exemplo a minha ultima refeição é feita 5 horas antes de ir dormir, (quando comia de três em três horas ,não via resultados).
-bebo no mínimo 2 litros de agua além de ajudar no emagrecimento, faz bem a tudo e mais alguma coisa, agua é vida!
-cortei com as gorduras de forma radical , neste momento até me faz impressão, comida muito gordurosa, uso frigideiras anti aderentes e pincelo só um pouquinho para não pegar, e deixei de fazer o refogado, agora junto logo os ingredientes na agua a cozer e o sabor é igual, descobri que é mito essa coisa de dizer que fritar a cebola faz a comida mais saborosa, faz é a tua barriga maior humf!
-como fruta todos os dias e tento comer os legumes, dou primazia ás proteínas, e menos hidratos de carbono.na ultima refeição o ideal é nem ter nenhum...
-mas o mais importante para mim foi este, comer de tudo, é impensável, uma vida inteira sem as coisa que gostamos, era mais o que faltava! as vezes também como um chocolate, umas gomas, mas não faço disso um drama, e não como um pacote inteiro, a reeducação alimentar é mesmo isso saber comer com conta peso e medida, o dia da porcaria é coisa que já não existe no meu vocabulário, porque se tiver muita vontade de alguma coisa como nas primeiras horas, e o meu peso tem-se mantido mesmo com os exageros das festas...



Mexa-se, estamos fartas de ouvir dizer, mas as vezes a preguiça é tanta...mas tanta...
mas o benefícios são infindáveis, os músculos além de nos darem força, de nos manterem saudáveis, e melhorarem a postura, aumentam o metabolismo, quanto mais tiveres, mais o teu corpo gasta as gorduras acumuladas com o corpo em repouso, treinas hoje de manha, e o teu corpo aumenta o consumo metabólico ao longo do dia... bem bom né? por isso toca a mexer!!!

beijinhos e brilhem muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...